Thursday, December 14, 2006

 


GRUPO LETRA C: Componentes- Grace Kunst, Stela Maris, Isabel Cristina, Indianara Barbosa e Fabiana Garcia.
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Lendo os capítulos sugeridos sobre Marx e Engels percebe-se que a partir de uma ánalise da sociedade na época do capitalismo, onde o importante era ter individuos capazes de produzir, ou seja mão-de-obra,é possivel retirar idéias sobre educação e ensino.Essas opiniões surgiram a partir de críticas ao capitalismo, onde ambos lutavam por uma sociedade sem classes, uma sociedade na qual todos os cidadãos sejam realmente iguais e "as relações de dominação brilhem por sua ausência".
Segundo eles o indívio somente se libertará quando alcançar a consciência, e esta só será alcançada, através da educação, do desenvolvimento da razão, pode-se alcançar tal objetivo.
Podemos dividir o domínio do conhecimento em três sessões. A primeira é a das ciências exatas, onde as verdades são eternas e definidas. A segunda é a que engloba o estudo dos organismos vivos onde cada questão resulta em diversas hipóteses que exigem inúmeras pesquisas, pois a realidade é variável. Como terceira sessão temos as ciências históricas que abrangem a sucessão histórica e no seu resultado presente como influência na vida dos homens, baseia-se na filosofia.
A ciência e os conhecimentos passam a ser propriedade de quem tem o capital e o trabalhador se encontra enfrentando-os. O trabalhador fica limitado e reprimido diante da exploração e com isso, fica impossíbilitado de desenvolver sua criatividade.
Em termos de conhecmento não é possível afirmar que existam verdades realmente autênticas e imutáveis, a não ser que nos contentemos com chamadas vulgaridades. Assim como em nossa vida profissional, não existe nenhuma certeza que é completamente verdadeira e definitiva, pois estamos em constante evolução e mudança.O que é certo é que o conhecimento assim com as ciências estão em constante transformação, mas sem desconsiderar que em todos os ramos tornou-se necessário começar pelo elementar.Assim como as teorias de Marxs e Engels sobre educação não podem ser consideradas um sistema pedagógico, mas sim um marco de onde pode se partir para constituir opiniões e algumas teorias

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