Thursday, November 16, 2006

 



ATIVIDADE EM GRUPO-LETRA C

Opinião de Stela

Quando citamos Marx e Engels, partimos da visão de ambos como pesquisadores, escritores, filósofos que tinham como foco a educação, o ensino.Entretanto nenhuma de suas obras foi dedicada especificamente a educação, ao ensino, a referências a essas questões surgiram ao longo de suas obras, através de análises críticas sobre a sociedade e por consequência a educação a ao ensino.
Segundo eles o indívio somente se libertará quando alcançar a consciência, e esta só será alcançada, através da educação, do desenvolvimento da razão, pode-se alcançar tal objetivo.
Podemos dividir o domínio do conhecimento em três seções. A primeira é a das ciências exatas, onde as verdades são eternas e difinidas. A segunda é a que engloba o estudo dos organismos vivos onde cada questão resulta em diversas hipóteses que exigem inúmeras pesquisas, pois a realidade é variável. Como terceira seção temos as ciências históricas que abrangem a sucessão histórica e no seu resultado presente como influencia na vida dos homens, baseia-se na filosofia.
Partindo destas análises, concluí que para Marx e Engels o indíviduo só esta apto a assumir seu papel na sociedade se tiver qualificação e conciência de que é um agente de transformação e esta por ser generalizada deverá ser buscada na educação.
Encontramos aí nosso papel de professor, gerenciador da aprendizagem que busca especializar-se
para assim estar apto a realizar a tarefa a que nos propomos, reconhecendo a educação e as ciências como agentes de transformação também em constante processo de mudança.


Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?