Thursday, November 16, 2006
ATIVIDADE EM GRUPO-LETRA C
Opinião de Stela
Quando citamos Marx e Engels, partimos da visão de ambos como pesquisadores, escritores, filósofos que tinham como foco a educação, o ensino.Entretanto nenhuma de suas obras foi dedicada especificamente a educação, ao ensino, a referências a essas questões surgiram ao longo de suas obras, através de análises críticas sobre a sociedade e por consequência a educação a ao ensino.
Segundo eles o indívio somente se libertará quando alcançar a consciência, e esta só será alcançada, através da educação, do desenvolvimento da razão, pode-se alcançar tal objetivo.
Podemos dividir o domínio do conhecimento em três seções. A primeira é a das ciências exatas, onde as verdades são eternas e difinidas. A segunda é a que engloba o estudo dos organismos vivos onde cada questão resulta em diversas hipóteses que exigem inúmeras pesquisas, pois a realidade é variável. Como terceira seção temos as ciências históricas que abrangem a sucessão histórica e no seu resultado presente como influencia na vida dos homens, baseia-se na filosofia.
Partindo destas análises, concluí que para Marx e Engels o indíviduo só esta apto a assumir seu papel na sociedade se tiver qualificação e conciência de que é um agente de transformação e esta por ser generalizada deverá ser buscada na educação.
Encontramos aí nosso papel de professor, gerenciador da aprendizagem que busca especializar-se
para assim estar apto a realizar a tarefa a que nos propomos, reconhecendo a educação e as ciências como agentes de transformação também em constante processo de mudança.
Tuesday, November 14, 2006
Hoje visitei alguns Blogs das colegas de outros pólos que tem a mesma imagem que eu são elas:Rosali cunha do pólo de Gravatai, Indianara Barbosa do pólo de Sapiranga, Vanicia do pólo de Três Cachoeiras e Ana Lúcia do pólo de São Leopoldo.Deixei uma mensagem e meu e-mail para todas.
Wednesday, November 01, 2006
Karl Heirich Marx,alemão(1818-1833),nasceu de família de classe média,sustentava-se com publicações ocasionais..Apesar de não ter sido um sociólogo,foi fundamental para o início da ciência que estuda o homem e seu meio social.
Friedrich Engels,alemão(1820-1895), filho de rico industrial uniu-se a esquerda sensibilizado pela situação dos trabalhadores das industrias.
Marx juntamente com Engels criticaram duramente a sociedade da época.Em um documento entitulado "O Manifesto Comunista"expuseram a sociedade capitalista ,opressora do proletariado que valoriza o poder, o dinheiro, as posses materiais em detrimento do ser humano.Segundo Marx uma sociedade justa é uma sociedade onde não há propriedade privada com subjucação do trabalho alheio,tão pouco divisão de classes sociais.
As idéias revolucionárias de Marx e Engels foram criticadas por alguns,como os filósofos Karl Popper e Eric Voegelin,dizendo que Marx foge da realidade quando esta o incomoda,criando seu ideal particular de sociedade.
Sem dúvida,que para aquela época vivida por Marx eEngels, devia ser dificil visualizar uma sociedade com uma proposta por eles.